Easy Listening

Arquivo Scala FM


o
Se você possui algum registro sonoro da época da Rádio Diário do Grande ABC (Scala 99 FM), fitas k-7, ou qualquer outro material que possa contribuir, para que possamos registrar a história da "SCALA FM", favor entrar em contato através do e-mail: radioscala99@gmail.com - Colabore com esse projeto, ajude-nos no resgate da memória dessa importante emissora de rádio, que marcou a sua época, e que nos deixou saudades... 
A sua colaboração é muito importante para nós, contamos com a sua ajuda!



32 comentários:

Vera Bufanio disse...

Vera Bufanio18 de maio de 2013 15:56
Oi Edson, sou filha de Rolando Marques, que era a voz do prefixo da SCALLA, SERÁ QUE VC PODERIA ME MANDAR ESSAS GRAVAÇÕES QUE VC TEM DO NATAL E ANO NOVO?

Edson Marangoni disse...

Edson Marangoni11 de outubro de 2012 15:04
Estava procurando sobre a data de inauguração da Rádio Scala FM, quando vi esse artigo. Confesso que as lágrimas encheram meus olhos. Até hoje está atravessado na minha garganta o dia que liguei o rádio e a programação estava diferente. Lembro-me de ter ligado imediatamente para lá, para saber o que estava acontecendo e qdo fui informado que havia mudado de dono e que a partir daquele dia a sua programação seria outra, eu não me conformei.
O texto fala em data de encerramento como 29/01/1993, mas me parece que foi um pouco antes, porque lembro-me de ter mandado uma carta para a sessão de leitores do “Estadão”, onde eu lamentava o “belo” presente de Natal que o sr. Edir Macedo nos havia dado.
Montei minha discoteca baseado nas músicas que ouvia na Scala.
Quando eu me interessava por uma música, se fosse à noite, eu anotava o horário e no dia seguinte ligava para a discoteca em Santo André e falava com a “dona” Valquíria, que gentilmente me informava o disco onde estava aquela canção.
Exatamente como está no texto, eu respirava a Rádio Scala. Ela fazia parte do meu dia-a-dia.
Não perdia a programação da noite, principalmente com o “Músicas para Ouvir e Sonhar”. Foi de lá que conheci e passei a admirar a orquestra de Jackie Gleason, com aquele solo de trumpete inconfundível do Bobby Hackett.
Eu tenho ainda gravados alguns programas especiais de Natal e Ano Novo, que todo ano, nessa época, eu coloco pra ouvir, novamente.
Estavam em fita K7, que meu filho passou para o CD.
Posso dizer, com sinceridade, que a rádio Scala foi um ente querido que se foi e deixou saudades.

Obrigado pelo texto.
Percebi que existem bem mais órfãos da Scala FM do que podia imaginar.

Abs

Edson Marangoni disse...

Posso sim! Estou devendo essas gravações para o Rubens Gallacio, também. Aproveito e quito minha dívida. Além dos Correios, vc teria alguma outra opção de recebê-las? Estão em 3 CDs. Não dá para passar por e-mail porque o arquivo é muito grande. Se for pelos Correios, passe-me teu endereço no meu e-mail (bemarangoni@uol.com.br) ou no inbox do Face (https://www.facebook.com/edson.marangoni.9?ref=tn_tnmn)

Edgar Silva disse...

Na verdade meu amigo Edson Marangoni, foi o grupo Diario do Grande ABC, a família Dotto(os donos na época, do Jornal e da Rádio) que negociaram a venda da Rádio Scalla + Prefixo para a Igreja Universal, mas o espaço do prédio na Paulista e a Torre Não estão locados até hoje!...

Edgar Silva disse...

Vi e ouvi a rádio surgir! Acabava de mudar para Santo André - ABC - SP em 1979 e havia ganhado de meu pai um receptor de rádio tipo "walkman" e fazendo uma varredura de emissoras acabei sintonizando uma certa Grande ABC FM estéreo na frequência de 99,3MHz ainda operando em "carater experimental"... e para minha surpresa algum tempo depois, andando pela minha rua, noto que em um terreno com uma construção simples com duas portas e duas janelas,(existe até hoje) um grupo de pessoas começa a levantar uma estrutura de metal que iria se tornar uma imensa torre.
Após alguns dias, ainda observando a rua, vejo um caminhão trazendo um grande armário metalico e caixas de equipamentos. Não tive dúvidas, fui perguntar o que era aquilo e o segurança que estava de vigia me disse que era o equipamento de transmissão e o Link entre o estúdio da rádio Grande ABC FM que estava sendo montado ali, bem na esquina da rua de minha casa(Começo da Rua Alvaro Annes com a Rua Araçatuba no Bairro Santa Maria em Santo André - SP, veja no Google Maps/Satellite).
Depois disso fui até o estúdio(o da foto acima) que ficava em uma casa térrea grande em estilo colonial, localizada na Av.D. PedroII, próximo a Rua Catequese - Bairro Jardim - Santo André, onde se transmitia a programação via link VHF para o Transmissor na rua da minha casa(Rua Alvaro Annes).
A rádio finalmente conquista a outorga oficial de transmissão em classe especial com um dos melhores e mais potentes transmissores da época!
Nasceram varios programas especiais de música veiculados na programação da rádio e um dos que gostava era o do Messier Gilbert: "Chanson D'Amour".
Esta fase da emissora permanesceu até meados de 1989, quando houve a mudança do estúdio e do transmissor/Torre para o Endereço da Av.Paulista 326, até hoje a mesma torre e transmissores continuam operando só que com a programação da IURD, Igreja Universal(que adquiriu os direitos de operação,prefixo e outorga da rádio em meados de 1992-93), a torre é arrendada para a utilização da IURD e da antena de transmissão da Rádio Antena 1 FM 94,7MHz(O transmissor da rádio Antena 1 fica no mesmo prédio, 19 andar).
Enfim esta é a historia da rádio que o pessoal costumava chamar de rádio de elevador ou de consultório médico ou também de "Musak"(estilo de programação musical) e que fez parte da minha vida(pessoal e profissional, pois acabei me interessanto e enveredando pela área de Broadcast - Rádio e TV)
Abraços aos amigos!

Fabiano Souza disse...

Edson, a Scala acabou em 1996.

Anônimo disse...

como era bom ouvir a Scalla aqui em Belo Horizonte ha muito tempo atras.Parece que o dial do FM aqui em BH e so pra musicas de pessimo gosto com algumas duas ou tres exceçoes,mas nada se compara a Scalla

Unknown disse...

Puxa muito obrigada por poder permitir que conheça mais sobre a grande abc fm . Essa rádio fez parte de toda minha adolescência minha família puxa quantas lembranças e saudades. Ainda me lembro da voz de todos os locutores da época ficou em minha memória. Um grande abraço. Louise

Unknown disse...

Olá Sr. Edson confesso que comigo foi algo semelhante . Essa rádio fez parte de toda a minha adolescência sabe parecia realmente um parente. Lembro-me de todos os momentos em que a grande abc fm fazia parte de minha vida. O dia que liguei o rádio e percebi que ela não mais estava lá não me conformava . Escrevi cartas e mandei atodo lugar que pude . Começava ai a degradação e o término de algo que se tinha no rádio fm CULTURA BOM GOSTO ,dando lugar ao mundo das falsas crenças , alienação total e outros casos de barulhos que não consigo chamar de música. Durante anos fiz pesquisas pata tentar algo , fitas gravadas da grande abc e nada. Em especial queria algo com a voz de um locutor que trabalhava a tarde após as 14hs até as 19hs . até o ano de 1986 , que me parece faleceu nesse período . Por favor se o sr. tiver algo poderia me mandar ? Se tiver é só falar que compramos procuro isso a anos mas só agora encontrei esse canal . Nessa época morava em Guarulhos , hoje resido no centro de SP, e aqui estou 30 anos depois buscando a grande abc fm . Que após mudar de nome para scalla para mim já não era mais o mesmo requinte e tão solene como antes. QUANTA SAUDADES . Um grande abraço Sr. Edson se tiver algo por favor nos comunique fico imensamente grata. Louise.

Unknown disse...

Olá Sr. Edgar será que se lembra ou tem algo gravado de um locutor que trabalhava na grande abc fm stéreo . Ele apresentava o programa o maravilhoso mundo das orquestras e crepúsculo musical . Das 14hs as 19hs até o ano de 1986. Consegui saber com um locutor da época que trabalhava no período da manhã que o nome dele era José. E que faleceu em meados de 1987 . Por favor se tiver algo sobre, alguma fita com sua voz apresentando ou qualquer informação por favor poderia me passar ? . Desd já agradeço e desejo muita sorte . Louise.

Anônimo disse...

Eu estava em frente ao meu computador e me veio na mente de procurar por uma grande saudades..........."GRANDE ABC FM"........uma voz inconfundível, marcante.................era uma rádio "MARAVILHOSA".........uma qualidade musical excelente, feliz, era gostoso acordar ir ao trabalho e ir ouvindo a rádio.
Músicas maravilhosa de alto nível, intérpretes fantásticos igual a Burt Bacharat, Ray Coniff e outros outras orquestras mirabolantes "você ouviu a 101 cordas a Música de todos os Tempos".........................quando o inesperado acontece abri nesta linda página já ouvindo a voz daquele locutor "GRANDE ABC FM"..............chorei muito............relembrei coisas maravilhosas, emocionantes que vivi, minha família viveu tendo o fundo musical desta rádio que NUNCA deveria ser fechada..........NUNCA,,,,NUNCA.......NUNCA.........o que nós do lado de cá podemos fazer para reabri-la??? Nossos sentimentos não valem nada?? O bom gosto musical não pode ficar encostado enquanto estes "LIXOS" musicais estão enchendo nossos ouvidos de muita ""M....".........
Esta rádio foi um fenômeno musical porque parou?? Fez tanto bem a muitos não só da nossa cidade de Santo André mas em muitas localidades, ambientes hospitalares, elevadores, escritórios, áreas de trabalhos deixavam um ambiente feliz, suave, harmônico, leve.............isto inconscientemente funciona mesmo...............ouvir boa música faz bem, faz bem pra saúde........faz bem para o coração........................será que terei que ouvir esta importante rádio apenas quando ligo meu micro?
Meus respeitos a todos que mantem esse achado maravilhoso, um grande abraço de fazer clec clec ............gostaria de saber se existe alguma esperança nisto?..................já enxuguei minhas lágrimas e me desabafei ouvindo lindas músicas daquele tempo colorido de felicidades, hoje está em preto e branco.
Vamos Santo André reaja!!!! vamos voltar com esta bela rádio, vamos ouvir estas belas músicas inesquecíveis marcantes de uma época que pode sim voltar.............pelo que eu já li aqui de depoimentos dos outros que se manifestaram esta rádio fez muito bem a todos de várias idades. Na própria definição do livro de solfejo BONA: " A MÚSICA É A ARTE DE MANIFESTAR OS DIVERSOS AFETOS DA NOSSA ALMA MEDIANTE O SOM"
Obrigado por me deixarem reviver músicas maravilhosa como as que estou ouvindo agora........................com todo respeito e consideração (AA)

J.HARO disse...

Sr. (a) Compartilhamos dos mesmos sentimentos, que acabastes de descrever... Acreditamos verdadeiramente, que ainda encontraremos, uma emissora de rádio, que verdadeiramente aposte neste segmento musical !

É uma satisfação muito grande para nós, poder contar com seu apoio, e principalmente a sua audiência !

SCALA 99'3, "A DIFERENÇA ENTRE CURTIR UM SOM, E OUVIR BOA MÚSICA."

MotoJatz disse...

Olá gente de bom gosto musical. Sou jornalista e até 1992 fui um dos apresentadores (locutor) da Scalla 88 FM de Belo Horizonte. Também tenho muita saudade daqueles tempos, especialmente da Rádio. Era contagiante ouvir a Scalla, transmitia muita paz, sobretudo para quem estava no trânsito. No ultimo dia da rádio aqui em Belo Horizonte (em seu lugar no dial entrou a Trasamerica), fiz uma despedida emocionada, que teve grande repercussão entre os ouvintes. Saudades... "Você sintoniza Scalla, 88,7 Mhz - Belo Horizonte"; "Scalla, 88 FM"

MotoJatz disse...

A escala se junta a outras grandes Rádios musicais (Mundial, Excelsior, Difusora, Cidade, FM Itatiaia BH, Cultura BH, Mineira BH, entre outras), que saíram do ar para dar lugar a outros tipos de emissoras, com programações diferentes, na maioria das vezes por administrações erradas e também para atender a sanha arrecadadora dos "permissionários". Todas essas rádios deixam um vazio no dial, nem sempre bem reaproveitado. A ideia da web é muito boa (supre parcialmente a ausência), mas ainda não é a mesma coisa, afinal, internet banda larga não pode nos acompanhar por todos os lugares. Mas, parabéns pela iniciativa e sucesso.

Anônimo disse...

Que a brilhante iniciativa de "ressucitar" uma programação musical de qualidade, vingue e permaneça entre nós pela eternidade. Vivemos em um país absolutamente carente de boas opções de rádios e tantas outras coisas. Mas nem tudo são flores; a programação desta emissora mescla composições de qualidade com outras que não tem nada a ver. Desculpem a franqueza.

Anônimo disse...

Nasci em uma cidade onde o que prevalece é a chamada "cultura popular", nada contra, mas , deveríamos ter outras opções. É conhecida como "capital country". Quem como eu, procura uma programação, digamos + sofisticada, tem que se socorrer na internet. Aí é onde entra a Scala 99, Brasília Super Rádio FM ; ñ cito a Cultura FM SP , pois considero esta última "academicista" d+, tornado-se portanto, cansativa e um tanto quanto "afetada". Um sincero abraço.

GERSONLINE disse...

N INTERNET OUVIA A SCALLA FM COM MUSICAS INTERNACIONAIS DE QUALIDADE. O QUE HOUVE? NÃO CONSIGO ENCONTRAR MAIS A RADIO?

Anônimo disse...

............lá ra lá ra lá................é uma delícia estar fazendo algo e ouvindo este canal maravilhoso, dá uma paz, dá uma concentração, dá uma alegria, tudo fica mais leve, o pensamento vem, a forma de resolver o que estou fazendo ouvindo esta rádio é algo fabuloso. PARABÉNS
Relembro bons momentos quando estas músicas eram na rádio ou melhor na "NA RÁDIO GRANDE ABC FM", tem que escrever com letras maiúsculas mesmo. Infelizmente não temos mais na rádio, mas ainda bem que temos na WEB, ufa que alívio!!!!
Sucesso pra vocês em dobro, a boa música esta de volta, estamos felizes, chega de ouvir tanta tranqueira, tanta baixaria, tanta falta de expressão musical................parabéns meus caros amigos, não deixem a peteca cair, sempre pra cima, sempre com esta programação INSPIRADOURA, isto faz bem pra saúde, certo!!
PARABÉNS!! SUCESSO!! PARABÉNS!! SUCESSO!!
PARABÉNS!! SUCESSO!! PARABÉNS!! SUCESSO!!
( AA )

Unknown disse...

Olá
Acabo de descobrir este maravilhoso blog, que me remete ao início dos anos 1980, quando morava em Santos-SP e diariamente sintonizava do meu aparelho de som Gradiente a Graaaaande ABC FM Stereo. O fascínio meu e de meus pais pela programação era tamanho que chegamos a colar um adesivo da emissora no vidro traseiro de nosso Fusca... bons tempos! Abraços a todos os amantes da boa e eterna música e parabéns ao idealizador do blog pela feliz iniciativa de resgatar tanto material sonoro de valor inestimável.
Sergio Araújo Gomes

Anônimo disse...

Boa noite, descobri esse blog na semana passada. Eu conheci a Rádio Scalla em 1990, quando cheguei em Jacareí. Era uma das minhas favoritas. Em 1992 a rádio abriu uma filial em Belo Horizonte, a Rádio Scalla FM 88,7 MHz, teve ótima aceitação lá. Eu tenho três fitas K7 gravadas, entre 1991 e 1994. Hoje estou em Campinas. É bom rever essa programação novamente. Torço pela volta do 'Ecos da Broadway'.
Rafael Xavier

J.HARO disse...

Olá, agradecemos pela sua visita e postagem!

Também esperamos em breve, poder estar disponibilizando em nossa programação o "Ecos da Broadway", que também nos deixou muita saudades...
Caso você queira compartilhar conosco essas gravações, por favor entre em contato conosco, através de nosso e-mail: radioscala99@gmail.com Obrigado pelo carinho e sua audiência!

J.Haro

Anônimo disse...

Boa noite, J Haro, escrevi para o e-mail de contato. Após o meu post de ontem, lembrei que em Curitiba também tinha uma filial da Scalla.
Rafael

Anônimo disse...

na década de 80 quando eu morava em uma fazenda na região de lins , fiz uma antena caseira e consegui sintonizar esta rádio a quase 500 km de distância!!!
não existiam rádios via satélite ainda, como pode ir tão longe?

Oswaldo disse...

vcs estão de parabéns, morei ai em Sto.André até 2.006 e sempre gostei de ouvir essa radio e fiquei muito feliz de poder sintonizá-la aqui em Marilia, onde resido atualmente através da web e já adicionei aos meus favoritos parabéns e continuem

Luciano Lopes disse...

OlÁ, Sou Radialista e Publicitário, formado pela qualidade e Caráter Scalla FM, sou de Campinas SP; acompanho a Rádio desde 1989 antes conhecia como Gama FM 95,5 com transmissores em Jundiaí SP, já nos anos 2000 a 2005 se transformou em Scalla 95,7 São Paulo Capital. No ano passado, produzi o impossível projeto de Reestruturação da Emissora, sei da grande importância dela como imprensa e na divulgação dos Gêneros musicais que saem das mesmices , Elaborei um projeto denominado Scalla FM com o slogan Lugar de ouvir Grandes Obras. Em fim não tive o mínimo de respaldo e nem respostas de sua diretoria atual a Rede CBS. Fico triste, porque se os seus diretores acham que não vende publicidade , quero dizer que a Música Instrumental no Brasil e no Mundo, nunca foi voltada para a grande Massa, mas sim para seus Fidelizadíssimo ouvintes; e inclusive esta modalidade tem se revelado a cada ano na era atual, novos nomes e interpretes e músicos estão ganhando espaços notórios. EX: se antes ouvia-se Ray Connef, Mantovani, Jame Lestte, hoje há Yani, Loorena Macknetti, André Rie, Olafur Arnolds, Secret Garden, Kitaro, inúmeras bandas e conjuntos brasileiros também, ou seja um estilo que tem se modernizado, mas é claro que não deixaria de inserir na programação as já consagradas orquestras do passado. No entanto, tenho viajado o país há 15 anos e se Radio Instrumental não da lucro indico os Diretores de Scalla FM de hoje a Ouvirem : Super FM 88,9 Brasília e Guaíba 101,3 Porto Alegre, tenho ainda tantos outros exemplos que não caberiam aqui. Tenho gravações da Scalla em 98 FM rede CBS, e da Gama FM 95,5; entrem em constante contato comigo pelo e-mail lucianolopes-@Hotmail.com ou me enviem SMS no meu cel (19) 98226-6187 é tbm meu wathsapp. Grato, aguardo contato

Anônimo disse...

Não sei se essa mudança ou esse novo conceito,traria algum ebaraço (espécie dechoque) as traicionais big bands.mais certamente merecia não só; ser levado seu projeto á mesa para uma anális abalizada e.. por fim,uma bela d uma satisfação por ter pensado naquilo que penso ser m patrimnio da nossa cultura ,lamentável!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns. Esta emissora nos faz lembrar da década de 50, nos Anos Dourados de nossa juventude quando ouvíamos a Rádio Guaíba de Porto Alegre o Programa Varig a Dona da Noite.

Anônimo disse...

Vcs. nos remetem a lembrança das músicas que fizeram a trilha sonora dos grandes filmes ; Súplicio de uma saudade - os grandes musicais Fred Astaire - Cyd Charisse e outros -. Grandes orquestras ,Ray conniff. Franck Pourcel, Harry James , Carmem cavallaro e demais. Parabens-.

Anônimo disse...

Foi fantástico e maravilhoso por um acaso fazendo uma pesquisa no Google que encontrei esse blog sobre a inesquecível Rádio Diario do Grande ABC, pra mim foi uma descoberta saudosa, emocionante e sensacional em hoje poder relembrar da época em que a emissora esteve no ar e todas as coisas boas que aconteceram em paralelo naquele tempo. As músicas de qualidade da programação fizeram parte da transição das minhas fases da adolescência e adulta, foi um período de ouro nas nossas vidas que está e ficará marcado para sempre nas nossas vidas. Alguns faziam comentários e chamavam a emissora de rádio de elevador e de consultório médico, mas isso não importa e não interferiu no meu gosto de apreciar o playlist de músicas fora de série. Eu gostaria que a rádio voltasse no dial das FMs com a sua programação, com certeza muitos querem esse retorno porque ela precisa continuar divulgando as excelentes músicas especiais do passado uma vez que a qualidade das canções da atualidade cada vez mais está piorando e deixando a desejar. Portanto contem comigo para incentivar a volta dessa grande rádio, ao mesmo tempo estou divulgando esse blog no Facebook para aumentar a quantidade de admiradores que poderão ajudar e contribuir para, quem sabe, o retorno dessa grande rádio. Estou a disposição – Jornalista Afonso José de Sousa / afonsojosedc@ig.com.br (11) 99206-8454.

Elias Cunha disse...

Olá sou Elias Cunha do Município de Embu Guaçu - SP. Fiquei hiper contente e achar a rádio grande abc no net. Passou a ser minha rádio diaria. Trabalho o dia todo conectado a grande abc "scalla 99,3" Aprendi a gostar de música instrumental na década de 80 quando comecei a trabalhar no serviço público, ocasião em que o saudoso Prefeito Yvan Braga de Oliveira conectava na rádio grande abc e coloca o som nas caixinhas espalhadas pela Prefeitura. Parabéns pela programação, as músicas trazem uma paz.

wonderful melodies world disse...

Edson, sou um fã da música instrumetal e das grandes orquestras, sempre ouvi a antiga rádio Scala quando comecei a admirar este estilo de música, você não imagina a alegria que tive ao encontrar essa rádio na Web e relembrar os maravilhosos tempos da antiga sScala, muito obrigado por nos tornar pessoas mais felizes.
Adoraria adquirir os cds das gravações das programações de Natal e Ano Novo e claro com isso fazer uma contribuição para a rádio, se possível me passe o valor dos cds(quantos são?) para eu fazer a doação, fico muito agradecido e desejo vida longa a rádio para que o mundo seja um pouco melhor.

wonderful melodies world disse...

Esqueci de dizer, possuo um folder que recebi da Scala 99,3 FM STEREO com toda programação da radioe belas ilustrações, tenho interesse em doar esse material, meu email para contato é:
edilson-dos-santos@ig.com.br

SCALA "The Arrangers"