sábado, 3 de agosto de 2013

Centenário do Nascimento de Franck Pourcel

Franck Pourcel (Marselha14 de agosto de 1913 — Neuilly-sur-Seine12 de novembro de 2002) foi um diretor de orquestra francês, conhecido por suas versões dos sucessos musicais de seu tempo e de música clássica.


Estamos marcando este centenário, por seleções na programação de mais de duas dúzias de seus álbuns em nossa coleção. Pourcel emigrou para os Estados Unidos em 1952, mas retornou para a França no ano seguinte para gravar "Blue Tango" e o follow-up "Limelight". Em 1954 Pourcel gravou seu primeiro álbum em gravadora Pathé-Marconi, com quem iria gravar um total de nove álbuns em um período de três anos. Em 1956, ele gravou sua versão de "Only You", que vendeu mais de um milhão de cópias em 1959, e foi premiado com um disco de ouro. Ele alcançou a posição # 9 na parada pop dos Estados Unidos Billboard. Você vai ouvir estes e vários outros de seus discos de sucesso internacional, no decorrer da programação da SCALA 99'3 Web Radio neste mês.

Em 1958 Pourcel começou gravar música clássica. Sua série de páginas célebres, levou a conduzir a Orquestra Sinfônica de Londres, a Sociedade de shows para o Conservatório, a Orquestra BBC no Royal Festival Hall, e a Orquestra Lamoureux na Salle Pleyel, em Paris. Em 1962, ele co-compôs com Paul Mauriat e Raymond Lefèvre o hit, "Chariot", que foi gravada por Petula Clark e acompanhados por Peggy Março como "I Will Follow Him". Mais recentemente, a canção se tornou o tema principal do filme, Sister Act.

Pourcel foi registrado até 1995 na  EMI. Ele morreu em 12 de novembro de 2000, em Neuilly-sur-Seine,com 87 anos de idade, da doença de Parkinson.

Nenhum comentário:

Seja Bem Vindo!

Easy Listening

Loading...